Buscar
  • Roginaldo

16ª Romaria das Águas na EFA Dom Fragoso


Neste 4º domingo da Quaresma, conhecido como o domingo da alegria, celebramos a 16ª Romaria das águas, tempo este, onde somos chamados a refletir do tema da campanha da fraternidade, Fraternidade e Políticas Públicas e do lema “Serás libertados pelo direito e a justiça”.

Somos impelidos a tomar uma nova consciência em relação à água seu uso e reuso. Partilhar as experiências de convivência com o semiárido já existentes em nossas comunidades e na EFA Dom Fragoso. Celebrar as lutas, as conquistar a soberania hídrica e garantir a soberania alimentar.

Assim foi o nosso encontro celebrativo, reunindo gente das comunidades do campo e da cidade, desde as crianças, jovens, adultos e idosos. Tivemos como celebrantes o Pe. Erisvaldo e Pe. Aurenilson, ambos da paróquia Nossa Senhora Santana de Independência – CE.

Acolhidos nas proximidades da Escola Família Agrícolas, motivamos a caminhar comtemplando a natureza, percebendo as maravilhas da criação de Deus, assim fomos até açude, lá fazendo nosso ato penitencial reconhecendo nossas falhar no cuidado das águas, das plantas, da mãe terra e com todo ser vivo. Na certeza do perdão de Deus retomando a caminhada para o segundo passo da celebração, a escuta e partilha da palavra de Deus e da eucaristia.

Ofertamos os frutos do trabalho e das conquistas dos nossos quintais produtivos, das cisternas de placa, enxurrada e calçadão, o esforço de tantas pessoas e comunidades que ao longo da vida se doaram em defesa da vida, da conquista das cisternas e do bem comum.

Agradecemos a Deus pela partilha trazida e colocada em comum, ali aconteceu o milagre da multiplicação dos pães, todos comeram e beberam, ficaram saciados e sobraram alimentos que recolhidos alimentará tantas outras pessoas.

Nosso agradecimento a equipe de monitores coordenadores, educandos da EFA que tão bem organização os espaços da celebração, da partilha e as visitas às unidades produtivas. Obrigado aos que vieram das comunidades de perto e de longe para a romaria das águas.

Saímos com um compromisso de cuidar da vida e de zelar bem ambiente de nossa casa comum, dando um destino correto para o lixo que produzimos todos os dias; outro compromisso todas as comunidades receberam uma carta lembrando da campanha de arrecadação de alimentos que será realizada dia 17 de abril por ocasião da celebração da ceia do senhor.


10 visualizações