- Roginaldo
16ª Romaria das Águas na EFA Dom Fragoso
Neste 4º domingo da Quaresma, conhecido como o domingo da alegria, celebramos a 16ª Romaria das águas, tempo este, onde somos chamados a refletir do tema da campanha da fraternidade, Fraternidade e Políticas Públicas e do lema “Serás libertados pelo direito e a justiça”.
Somos impelidos a tomar uma nova consciência em relação à água seu uso e reuso. Partilhar as experiências de convivência com o semiárido já existentes em nossas comunidades e na EFA Dom Fragoso. Celebrar as lutas, as conquistar a soberania hídrica e garantir a soberania alimentar.
Assim foi o nosso encontro celebrativo, reunindo gente das comunidades do campo e da cidade, desde as crianças, jovens, adultos e idosos. Tivemos como celebrantes o Pe. Erisvaldo e Pe. Aurenilson, ambos da paróquia Nossa Senhora Santana de Independência – CE.
Acolhidos nas proximidades da Escola Família Agrícolas, motivamos a caminhar comtemplando a natureza, percebendo as maravilhas da criação de Deus, assim fomos até açude, lá fazendo nosso ato penitencial reconhecendo nossas falhar no cuidado das águas, das plantas, da mãe terra e com todo ser vivo. Na certeza do perdão de Deus retomando a caminhada para o segundo passo da celebração, a escuta e partilha da palavra de Deus e da eucaristia.
Ofertamos os frutos do trabalho e das conquistas dos nossos quintais produtivos, das cisternas de placa, enxurrada e calçadão, o esforço de tantas pessoas e comunidades que ao longo da vida se doaram em defesa da vida, da conquista das cisternas e do bem comum.
Agradecemos a Deus pela partilha trazida e colocada em comum, ali aconteceu o milagre da multiplicação dos pães, todos comeram e beberam, ficaram saciados e sobraram alimentos que recolhidos alimentará tantas outras pessoas.
Nosso agradecimento a equipe de monitores coordenadores, educandos da EFA que tão bem organização os espaços da celebração, da partilha e as visitas às unidades produtivas. Obrigado aos que vieram das comunidades de perto e de longe para a romaria das águas.
Saímos com um compromisso de cuidar da vida e de zelar bem ambiente de nossa casa comum, dando um destino correto para o lixo que produzimos todos os dias; outro compromisso todas as comunidades receberam uma carta lembrando da campanha de arrecadação de alimentos que será realizada dia 17 de abril por ocasião da celebração da ceia do senhor.